sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Premonição de água , desertificação e degelo

"Premonição de água" 03/2008
Óleo sobre tela , 50x40



É de conhecimento geral que o aquecimento global nos bate á porta e que não adianta fechar os olhos ao problema , pois ele é o legado que iremos deixar aos nossos filhos .
Com o aumento de CO2 na atmosfera os oceanos absorvem mais gás e tornam-nos mais acídicos .
Quando absorvido pelo oceano o CO2 forma um acido fraco chamado ácido carbónico . Actualmente o aumento da concentração de CO2 é o maior dos últimos 650 000 anos devido á actividade humana. Esta acidez dificulta a produção de corais fundamentais para travar os efeitos das tempestades sobre diversas zonas costeiras , cujo exoesqueleto é formado por carbonato de cálcio . Em 2060 a concentração de carbonato de cálcio existente será tão baixa que a Aragonite , deixará de ser produzida. Esta alteração também poderá interferir com a respiração e o desenvolvimento larvar dos organismos marinhos e com a capacidade para absorverem nutrientes e toxinas . Muitas espécies marinhas necessitaram de milénios para evoluírem e não se sabe se serão capazes de se adaptar a uma acidificação de oceano relativamente rápida , na ordem de décadas e não de milénios .


"Desertificação" 05/2008
Óleo sobre tela , 60x40
O deserto.Um dos principais problemas ambientais do mundo . O seu sintoma é a degradação dos solos . A sua causa ... as alterações climáticas e a actividade humana.
Aproximadamente um bilhão de pessoas em uma centena de países estão ameaçados pela desertificação , e o planeta com o risco de ver 41% da superfície terrestre transformada em deserto . Na América Latina o problema é grave .
Práticas agrícolas erradas , desmatamento , ignorância , aquecimento global ... tudo isso um contributo humano para o avanço do deserto .
As consequências são graves : fome , migrações , fortes perdas económicas.
O avanço do deserto do Sahara sobre a Nigéria é praticamente irreversível .
"O que nós fazemos quando a areia avança e cobre nossas casas e as nossas terras e até nossos poços é simplesmente fugir para sul . " Aminu Mahmud , aldeão que já perdeu a sua casa por duas vezes cobertas pelas areias do deserto .
Um terço do território português encontra-se muito susceptível á desertificação .
"Degelo" 06/2008
Óleo sobre tela 70x45
Em pleno desequilíbrio terrestre, o nível dos oceanos elevou-se 2 cm no séc XVIII , 6 cm no séc XIX e 19 cm no séc XX , após 2000 anos de estabilidade.
Com o derretimento das geleiras e o aquecimento das águas poderá fazer com que o nível dos oceanos suba 1.5 m até ao final deste século , e poderá subir ate 5 m se o gelo da Antartida Ocidental , incluindo Pine Island derreter.É a geleira que se move com maior rapidez e seu deslocamento em direcção ao oceano está aumentando .
Desde 1995 , a massa de gelo perdeu uma média de 265 km cúbicos por ano , o que contribui para cerca de 0.7 mm por ano , em termos de avaliação do nível do mar .
Estes números não incluem a expansão térmica em expansão de volume de gelo em resposta ao calor , pelo que a contribuição poderá ser até o dobro .
O degelo na Gronelândia é acelerado pela emissão de partículas de fuligem pelas chaminés das usinas de carvão chinesas . O deposito dessas partículas sobre o gelo faz com que derreta mais rápido , pois perdendo a cor branca original , não reflecte o sol , absorve mais calor e se dissolve .
Até 2050 , as mudanças climáticas podem levar 200 milhões de pessoas a abandonar as s
uas cidades . Estima-se já haver 25 milhões de refugiados ambientais no mundo .
O continente africano e zonas costeiras , em particular Bangladesh e as ilhas do Pacifico . A região mediterrânea e a América Latina , 85% das Ilhas Maldivas estão ameaçadas pelo aumento do nível do mar e cerca de 300 mil pessoas logo terão que mudar para outro ponto . Na Guiana Francesa prevesse que haverá 600 mil refugiados ambientais nos próximos anos .

Sem comentários:

Enviar um comentário