segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Femea Velha



"Femea Velha" , 09/2009 ,acrilico sobre tecido com moldura como parte integrante , 45x27



Preocupada em estimular o consumo , a sociedade ocidental elegeu a beleza e a juventude como sinonimos de felicidade , disso resultando toda uma atitude de exclusão em relação ao idoso.
A competitividade do mundo actual põe em alta conta a capacidade de produção dos trabalhadores . Isso resulta em descriminação contra qualquer pessoa maior de quarenta anos , pela presunção de que tenderá a produzir menos que um jovem , no mesmo espaço de tempo , disso resultando uma atitude de exclusão contra aqueles que se acham nessa faixa de idade ou além . Mesmo que em muitas situações , se possa comprovar quanto é equivocada essa suposição .
Se tratando de um idoso , então há todo um preconceito no sentido de que é improdutivo ou mesmo inutil , pela natural perda de forças fisicas .
Nas sociedades orientais , o idoso é valorizado pela sua sabedoria e pelo acumulo de conhecimentos que detém . Essa concepção prevaleceu por algum tempo em algumas sociedades ocidentais antigas , hoje desvalorizado pelo capitalismo exacerbado .

Fontes:http://www.proec.ufg.br/
http://www.faced.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário